Crônica: Depois do Thanksgiving vem a Black Friday: Bauman estava certo

Compartilhe esta notícia:

Por: Sérgio Sant’Anna*

Nos EUA,  o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças (Thanksgiving) é conhecido como Black Friday. A origem do nome faz referência a uma sexta-feira em que ocorreram situações catastróficas com a Bolsa de Valores estadunidense. E logo me recordo de Zigmunt Bauman e sua liquidez diante da preocupação capitalista que nos consume e faz-nos reféns dessa hipocrisia consumista.

Porém, foi somente no início dos anos 2000 que a sexta-feira que sucede o Dia de Ação de Graças ficou famosa em todos os estados estadunidenses por causa do comércio. Interessante que depois de passar a quinta-feira com a família,  as pessoas são estimuladas a ir às compras no dia seguinte, visto que os preços e as promoções são bem atrativos aos consumidores nesse dia. E isso já ocorre de maneira efusiva no Brasil. Enquanto inúmeros colégios e escolas trabalham com seus alunos o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), principalmente nas aulas de Língua Inglesa, na sexta-feira estarão estas mesmas crianças e adolescentes consumindo desenfreadamente dos produtos vendidos pela metade do dobro (sempre uma hipocrisia). Uma verdadeira ironia. Ou seja, a pessoa gasta tempo dizendo a Deus que agradece por tudo o que tem e pelo que Ele dá,  e no dia seguinte, corre, enfrentando enormes filas para encher a casa de itens que não necessita.

Somos uma sociedade tragada pelos excessos e pela modernidade líquida.

* Sérgio Sant’Anna é Professor de Língua Portuguesa do Anglo e COC Professor de Redação da Rede Adventista e Jornalista.

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas municipais, estaduais, nacionais e mundiais e de refletir as distintas tendências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: